notícias - informe

Relatório IBDD 2011, o ano em que o IBDD pautou a imprensa

Rio, 19 de junho de 2012

O IBDD foi referência dos meios de comunicação na cobertura de assuntos relacionados a pessoas com deficiência, esse é o tema de ilustração do “Relatório Anual 2011”.  Apresenta dessa forma a influência do IBDD ao apontar, sugerir e opinar em inúmeras pautas e reportagens divulgadas por todo o país. E demonstra sua contribuição ativa para divulgar nos mais diversos aspectos a exclusão social em que vive grande contingente de pessoas com deficiência no Brasil. “Em 2011, o IBDD pôde continuar trabalhando com o seu propósito de fazer a diferença e fazer diferente. Aperfeiçoamos processos, métodos, metas e conseguimos construir mais um momento singular de trabalho pela cidadania das pessoas com deficiência no Brasil”, escreve Teresa Costa d’Amaral, superintendente do Instituto, na introdução do relatório.

Na área de defesa de direitos, 2011 foi marcado presença ativa do IBDD em momentos politicamente significativos para o segmento, tendo participado de seminários realizados pelo Senado Federal e contribuído para o aperfeiçoamento da legislação federal e a conquista de direitos. Engajou-se também na luta pela adoção de uma política realista de educação inclusiva para as escolas e entidades.

O seminário “20 anos da Lei de Cotas” realizado pelo IBDD no Rio de Janeiro, contou na mesa de debates com Lindbergh Farias, Miro Teixeira, Merval Pereira, Vera Albuquerque do Ministério do Trabalho e Emprego e Andrea Lopes do Ministério Público do Trabalho, e teve a presença das principais lideranças do segmento no Rio. O evento foi um marco na discussão das dificuldades na implementação da lei e do aperfeiçoamento de sua aplicação.

As mudanças ocorridas na área de mercado de trabalho também foram destaque no relatório. Nos últimos dois anos cresceu 88% o número de empresas que procuraram o IBDD para empregar pessoas com deficiência. E não foi apenas um diferencial quantitativo, mas também qualitativo: esse aumento veio acompanhado por uma tomada de consciência, pelas empresas, de que elas precisam estar preparadas para dar qualidade à contratação das pessoas com deficiência.

O Relatório IBDD 2011 demonstra os serviços modelares prestados pelo IBDD na preparação de empresas e no recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, sendo uma opção de qualidade para aquelas que desejam cumprir a cota com responsabilidade social.

Para mais informações sobre os resultados do IBDD em 2011, leia o relatório em anexo

 

capa relatorio

 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade